2010/3/2 Glauber Machado Rodrigues (Ananda) <glauber.rodrig...@gmail.com>

> B2G ao resgate...

É lindo, em teoria. Ainda não vi funcionar.

> http://www.rumosdobrasil.org.br/2009/10/23/how-did-economists-get-it-so-wrong

Como se o estatismo não tivesse problemas.

Não sou eu o proponente de capitalismo desregrado. Ao contrário - eu
desde cedo nessa improdutiva discussão martelei a idéia de que seria
mais barato regular o mercado do que fazer uma estatal. Aparentemente,
na impossibilidade de refutar essa idéia simples, refutam outras mais
ou menos parecidas.

Chega a ser engraçado.

> Assim como a cultura de uma empresa supera as técnicas de controle,
> tornando-as ineficases, a cultura de uma nação imoral como a nossa encontra
> seu caminho para chegar ao mesmo resultado insatisfatório. A burocracia é
> justamente todo esse controle que não leva a nada.

E tem gente que propõe, de cara limpa, fazer mais uma estatal, com
toda a sua burocracia associada, para resolver um problema que poderia
ser resolvido imprimindo-se 20 parágrafos no DOU.

> Você não acha que o SL seja um risco à propriedade intelectual?

Claro que não é. Sem a noção de propriedade intelectual, como você
impõe as licenças? Como ficaria um produto sob GPL se tudo fosse,
magicamente, colocado em domínio público? Como ficaria um livro
licenciado com uma CC? Sem propriedade intelectual, as licenças,
todas, perdem os dentes.

> Você não acha que uma vez que o mundo tenha a prova do que Thomas Jefferson
> já suspeitava em 1813, vão começar a questionar a legitimidade da propriedade
> intelectual:

Não confunda propriedade intelectual com abusos dela.

> Mas querer que o estado interfira no uso das idéias em favor de alguém mesmo
> isso sendo tão ilegítimo quanto impossível de implementar na realidade

Imagine a empresa E se apropriando do seu lindo produto P e
subvertendo-o e usando-o de formas com a qual você, o autor, discorda
e que violam as condições que você estabeleceu. Mas nenhum governo
pode fazer nada porque, afinal, são só idéias.

Como fica?

---===---

Eu desisto dessa discussão. A proposta inicial, de uma discussão
racional, foi por água abaixo. Tem gente me chamando de neoliberal,
uma enorme abundância de falácias. Até em luta de classes se falou.

Só falta eu me confessar nazista. Oops... Acho que eu godwinei o thread.

Já vai tarde.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com