É meio jogo-duro hoje em dia. Placas de rede com fio, sem fio, 3G e
placas de vídeo são computadores quase completamente independentes do
computador que tem a CPU x86... Eles tem processador, memória, IO e,
não é tão raro assim, sistema operacional.

Mas isso não é tão novo assim. Eu tenho umas placas RAID na minha
coleção (eu coleciono computadores antigos) que tem CPUs PowerPC. A
principal diferença é que elas bootam da própria ROM e não de um blob
que tem que ser carregado pelo SO durante o boot. No fundo, PCs desde
sempre tiveram o controlador de teclado, um processador de 8 bits que
boota de uma ROM própria. Hoje ele deve ser parte do chipset, junto
com o barramento ISA onde estão ligadas as portas paralelas, seriais
e, provavelmente, a VGA durante o boot.

O problema filosófico aqui é em traçar a fronteira entre o que é
hardware, onde, parece, ser proprietário é mais tolerável, e o que é
firmware/software, onde ser livre é bem mais importante.

É tudo uma escala de cinza...

E, se contarmos MFLOPS, a GPU é a CPU principal de qualquer computador
moderno ;-)

Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com
http://twitter.com/rbanffy