Pessoal --

estou notando uma confusão grande entreo que é patente de software e o
que é código livre.

Ambas as coisas são do campo artifical de "Propriedade Intelectual".
As licenças tem a ver com direito de autor: essa nós conseguimos
subverter e usar a nosso favor, quando queremos um mundo em que não se
empregeu uma grande quantidde de esforço parar criar escassez
artificial de recursos culturais.  - que é o mundo do licencimento
privativo.

Já "Patentes" são algo tão perverso, e tão mais perverso quando
aplicado a bens culturais, como algorítmos de software, que levadas ao
pé da letra simplesmente impediriam o desenvolvimento de _qualquer_
software em países em que patentes de software são válidas: a patente
[s spbre uma idéia de como fazer, não sobre o "como é feito".

Então, se alguém patenteia um "métodoe  processo para exibir
automaticamente ao usuário miniaturas de fotos quando um dispositivo
periférico é ligado ao PC" - você não pode fazer nenhum programa que
faça isso sem violar essa patente.

Não adianta você começar a fazer um programa do zero - estará violandoa patente.

No Brasil, estritametne falando, patentes de software não são válidas.
No entanto as grande s emrpesas de software tem continuamente minado
isso patenteando softwares comg raus variados de subterfurgio, para,
em algum momento querer clama-las como válidas (esse é oprocesso que
ocorreu nos EUA) - os subterfurgios variam de simplesmetne tentar
aprovar a patente na cara dura, a dizer que ela está em maior ou menor
grau acoplada a um dispositivo físico.

Então, de fato, ninguem vai ver uma distribuição GNU/Linux ou
Android/Linux totalmentelivre de patentes, por que o conceito é tão
falho, que qualquer peça de software infringe potencialmente várias
patentes.
Só que é tão inviável e subjetiva a classificação que a coisa vai
passando, exceto para algumas patentes mais "high profile", por
exmeplo as idéias para algum estilo de codificação de vídeo ou de
áudio - de tal forma que seja impossível decodificar algusn tipos de
arquivo multmídia sme implementar o algoritmo descrito na patente -
daí os formatos multimidia com prolbemas de patente De novo, esse
problema de patentes não afeta o Brasil, mas háuma rpessão
internacional crescente para que todos os países passem a adotar o
modelo que favorece as multi-mega-empresas - que tem dinheiro para ter
um departamento jurídico para tratar de patentes.

   js
  -><-