Uns 2 anos atrás fui assistir um evento aqui em Curitiba que tinha
como objetivo principal estimular que as empresas de informática
desenvolvessem patentes de software como forma de ajudar no
desenvolvimento do pais.

Confesso que no começo achei toda a discussão bastante confusa, mas
aos poucos compreendi melhor os conceitos e principalmente o objetivo
do evento.

Achei contraditório que o evento organizado por órgãos do governo do
estado estivesse estimulando a criação de patentes de software. Lembro
que uma das palestrantes que representava (se não me engano) o órgão
que analisa os pedidos de patentes pediu "pelo amor de deus"  que as
empresas criassem patentes porque o número de pedidos aqui no Brasil é
infinitamente menor que muitos países. Lembro dela citar que só uma
empresa (acho que a IBM) tinha mais pedidos de patentes do que o
Brasil.

O único palestrante que se colocou radicalmente contrário as patentes
foi um indiano que estava representando a RedHat no evento.