É raro, mas você pode registrar a patente de deixar aberto o direito. O fato que existe um mundo que pesquisa inovações no registro de patentes inovações, e não no source forge. Estes registros tem a ver inclusive com atração de verbas para inovação. É um assunto a se pensar.

Quanto ao Governo do Paraná, a política de software livre tem resistências até hoje, seja de agentes políticos seja de funcionários públicos, por isso é uma política permanente. Envolve mudança cultural que não se faz por decreto.

Quanto a mensagem inútil, concordo, volto três casas, pago cem e não jogo na próxima. :)

Em 04/03/2010 às 15:24 horas, psl-brasil@listas.softwarelivre.org escreveu:
2010/3/4 Pablo Sánchez <phack...@gmail.com>:
> Não é contraditório se você pensar que a patente é um mecanismo
> jurídico válido e defendido pelo sistema que temos. Daí ao fato do
> sistema ser arcaico tem uma grande distância, mas dizer que é
> contraditório o Governo organizar um evento que divulga e faz uso de
> seu sistema jurídico, suas leis, e seus órgãos de controle de
> propriedade intelectual atual é o que me parece contraditório.

Achei contraditório no sentido de uma parte do governo dizer que
defende liberdade e etc, e outra parte estimular algo que vai contra
isso.

Até entendo que administrar essas coisas é complicado devido ao
"tamanho do governo", e concordo com vc que a agência fez a parte
dela, Td bem, vamos considerar que a agência está fazendo aquilo pra
que eles são pagos pra fazer, mas seria melhor se todos remassem pro
mesmo lado.

> Obs: note que não estou aqui defendendo a política atual de controle
> de patentes, estou apenas dizendo que não é contraditório o Governo
> promover tal evento, até porque, na verdade, se pensarmos bem, a
> organização de tal evento permite levar a posição nova, anti-patentes,
> que é o SL se manifeste, como foi o caso do Indiano, único portador da
> bandeira que se manifestou (pelo que você disse, pelo menos, eu posso
> estar errado).

Como faz bastante tempo, pelo que me lembro foi só ele mesmo que foi
contrário ou se tinham outras falas. Alguns outros ficaram meio que em
cima do muro dizendo que era importante ouvir todos os lados, e a
maioria defendeu a criação de patentes mesmo.

--
Paulo Henrique de Lima Santana
www.phls.com.br