Vamos tomar como exemplo suas palavras:

"Ditaduras e Pseudo-democracias do medo como os EUA tremem diante da
possibilidade de um rapaz de apenas 15 anos ter mais poder influência
e seguidores que o papa (um dos poderes mais velhos e caquéticos de
todos os tempos)."

O fato delas virem acompanhadas de mais retórica que apenas tangência (ou
não) o assunto "liberdade e Internet" faz com que sua opinião não seja
classificada como off-topic e a minha opinião sim?

Se formos realmente rigorosos a minha mensagem e a sua não passam pelo crivo
da moderação segundo os critérios expostos pelo Paulo Henrique Santana. E
aí? Como faz?

Acho ingenuidade demais pensar que a discussão de tópicos quase sempre
complexos e muitas vezes polêmicos como esses que povoam a lista podem ser
facilmente classificados como off-topic ou não. Mas elogio o esforço dos
moderadores em serem justos e ponderados.

Pra encerrar, infelizmente não consigo descer no mesmo nível da sua citação.
Portanto vais ficar sem resposta! ;)

Abraço,