De: Pablo Sánchez <phack...@gmail.com>
Assunto: Re: [PSL-Brasil] Internet Livre na Venezuela
Para: "Projeto Software Livre BRASIL" <psl-brasil@listas.softwarelivre.org>
Data: Domingo, 14 de Março de 2010, 19:01

Não, esse foi um pedido para manter-se no tópico da lista, e parar de
devaneios políticos que em nada contribuem para a lista.

Mas se todo o pedido é encarado como um Cale-se, então: "Cale-se,
cale-se, cale-se, você me deixa loooooouco!".

Voltando ao tópico...

A Internet é um dos meios mais democráticos de comunicação, e é isso
que dá medo em ditadores psicopatas como os citados. Haverá uma eterna
tentativa de impedir que as pessoas manifestem opiniões, em qualquer
meio que seja, mas mídias mais tradicionais como imprensa, rádio e TV
já haviam sido "controlados" com a pseudo idéia de que para poder
trabalhar com tais mídias são necessárias concessões do Governo, que
obviamente concede e retira como bem lhe entende. A Internet é
diferente, basta um computador ligado na rede, que mesmo com IP
dinâmico, qualquer um tem o mesmo poder de palavra que um "importante"
político.

Ditaduras e Pseudo-democracias do medo como os EUA tremem diante da
possibilidade de um rapaz de apenas 15 anos ter mais poder influência
e seguidores que o papa (um dos poderes mais velhos e caquéticos de
todos os tempos).

A coisa toda é simples: a internet redefine as relações sociais de
poder, e justamente por serem incapazes de seguir uma nova linha de
raciocínio, a velha corja política imóvel, encardida, e inútil, treme
e tenta controlar esse novo meio como fez com os antigos.

Em breve, para poder fazer broadcast de video, de audio on-line, ou
qualquer coisa do gênero, o Governo vai inventar que é necessário
"concessões". Já o haviam feito quando no início só podia ter domínio
as pessoas jurídicas. Isso levou as pessoas a buscarem registro em
outros países, onde a liberdade não é sinônimo de tutela do estado (um
dos nossos lixos democráticos, a mania do estado de pensar que tem que
cuidar de todo mundo). Obviamente isso levou a sites com domínio e
hospedagem em locais onde o anonimato é uma virtude, e não um crime,
onde privacidade é lei, e não algo que facilmente pode ser quebrado e
jogado na TV para todos verem como escândalo, e obviamente, com isso,
levou-se também à divisas nacionais sendo enviadas ao exterior. A
CGI.br pelo menos tentou mudar isso um pouco, mas continua com a mesma
hipocrisia de antes, disfarçada agora de CPF. Bastaria usuário e senha
para poder registrar um domínio. Porque meu CPF? Para que usar o
cadastro que é da Fazenda para controlar meus domínios?

Enfim, liberdade na internet no Brasil sempre foi uma piada, e pior
piada são as legislações imbecis que tentam tratar a internet como um
espaço diferente de legislação, como se não estivessemos obrigados a
continuar seguindo a constituição federal, só porque usei um teclado
no lugar da minha boca. Só que claro, seguir a cosntituição (ou mesmo
ter a capacidade de questioná-la) requer cidadania, e neste país se
confunde muito o que é cidadania com o que é rebanho.