2010/3/14 rafael <rafaelcro...@gmail.com>

>      Por acaso no Brasil a Internet é 100% livre? Recentemente a Nokia não
> processou e fechou um blog de um cara que inclusive divulgava seus produtos?

Desculpa, longe de mim proteger uma corporação, mas isso está longe de ser
uma interpretação razoável dos fatos. A Nokia não processou ninguém - enviou
uma notificação
extrajudicial<http://www.zeletron.com.br/2010/01/o-que-aconteceu-com-o-blog-nokiabr.html>,
o que é algo beeeem diferente - e depois se retratou para o que parece ter
sido um lamentável caso de falta de diálogo entre seus próprios
departamentos e um grande
equívoco<http://www.garotasemfio.com.br/blog/2010/01/12/resposta-oficial-da-nokia-sobre-o-blog-nokiabr/>feito
pelo departamento jurídico.

Aliás, o caso todo foi motivado por causa de trademarks, que é algo bem
diferente do que tratamos aqui em geral e que tem bastante a ver com direito
do consumidor. A empresa se beneficia sim de ter uma marca respeitada, mas
beneficiado fica também o consumidor que não compra algo de uma fonte em que
não confie, ou seja, tem a ver com comprovação de legitimidade.

E isso não tem nada a ver com a internet ser livre ou não.

[]s,
--
Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa