2010/3/15 Thiago Harry <thiagoha...@riseup.net>

> (...)
> Se realmente começar a ter censura na rede e na Internet de lá, realmente
> esse tipo de coisa vai merecer repúdio. Mas até lá prefiro não pegar
> cartazes "Fora Chavez" e coisas do tipo. Eu sei que existem muitos
> interesses políticos e econômicos por trás de muitos que atacam tão
> agressivamente o governo da Venezuela e isso me faz ter bastante cautela
> quando vejo notícias desse tipo.
> (...)

Em gênero número e grau. Acho que devemos usar cada espaço da melhor forma
possível para chegar à nossas metas pessoais.

Não podemos transformar essa lista em uma cópia completa da nossa
mentalidade atual, senão esquecemos a que viemos. Estamos pela liberade
porque ela é essencial. Mas há outras coisas essenciais: o reconhecimento,
humildade, a mente aberta, a compaixão, e muitos outros valores que não
podemos esquecer que existem enquanto tratamos de um valor específico.

Por uma questão prática, circulamos entre ambientes e nos unimos com as
pessoas que tem um valor desejado bem forte para podermos reforçar esse
valor e aprender com experiências. Mas não podemos querer transformar cada
ambiente que possa nos ensinar algo em uma cópia exata da nossa mentalidade,
apenas para não ter que aprimorar nosso modelo de mundo. Se fizermos assim,
iremos apenas aborrecer justamente as pessoas que podem nos ensinar algo, ou
que podem aprender um pouco conosco.

Colocar cada idéia no mundo, é uma coisa. Fechar essa idéia impedindo que as
pessoas a melhorem é justamente aquilo que estamos lutando contra. Sabemos
onde isso vai dar. Mas também temos que entender que algumas pessoas irão
aceitar nosso patch, outras irão rejeitar. Às vezes com razão, e outras nem
tanto. Antes de pensar que a pessoa nos entende e pronto, vamos tentar obter
mais informação, melhorar nosso patch se pudermos, desistir dele ou usar
apenas privadamente. Faremos um fork apenas como última alternativa,
mostrando nosso ponto e compartilhando com a parte do mundo que precisa
disso, sabendo que de alguma forma, aquele conceito chegará a outras
pessoas.

Acho que estamos fazendo isso bem. O seu pensamento, e o de todos aqui
mostra isso (se não ainda nessa, em outras ocasiões). Acho que isso é um
ponto forte nosso, que podemos usar para beneciar a todos que compartilham
esse ambiente. Mas é claro, temos que manter o foco, senão teremos um
problema maior do que podemos lidar.

--
Existe mais de uma maneira de chegar lá
Se quiser ter certeza de alguma coisa, não estude

Glauber Machado Rodrigues

skype: glauber.rodrigues