On Mar 15, 2010, Gabriel Peixoto <caradepe...@gmail.com> wrote:

> Um "estudo" sobre as liberdades no país de Hugo Chavez :
> http://www.cidh.org/countryrep/Venezuela2009sp/VE09.indice.sp.htm

>  Será que vão classificar como trollagem ou obra do PIG o relatório ?

Antes de emitir julgamentos, seria curioso olhar para relatórios sobre
outros países americanos para fazer uma comparação.  Dei uma passeada
rápida pelo site, não consegui sequer encontrar referência a esse
relatório sobre a Venezuela.

É curioso como eles começam dizendo que não tiveram acesso ao país para
fazer as pesquisas.  Talvez se tivessem, poderiam ter lido jornais,
assistido à televisão e percebido como há tanto imprensa favorável e
imprensa crítica ao governo.  Se não houvesse liberdade de imprensa,
como tenta sugerir o relatório, como existiriam jornais tão críticos
como os que vi por lá, comercializados abertamente junto com os demais
em bancas próximas às sedes do governo, em meio a protestos pacíficos
(ainda que barulhentos) de cidadãos?

Não duvido que exista corrupção, que existam abusos de poder político,
que haja violência contra a mulher, e por aí vai.  Isso existe por todo
lado, e pelos números que encontro no relatório, não me parece que esses
problemas sejam mais graves lá do que aqui, ou noutros países da América
Latina.

De fato, parece-me que alguns desses problemas ficam ainda mais sérios
quando os governantes dos países se rendem à pressão do capital externo,
aquele que esperneia quando uma força popular se contrapõe ao seu usual
poder de controlar a imprensa.  Quem foi mesmo que mencionou algo sobre
ditadores controlarem a imprensa?  Vivemos sob a ditadura do capital?
Agora reclamam até quando o governo defende a própria soberania,
escolhendo tecnologia de software que pode inspecionar e controlar!
(Taí o que me faz pensar que a mensagem não seja inteiramente OT)

É só olhar pra miséria do Haiti, da República Dominicana, do Panamá, da
Colômbia, do Peru, e comparar.  Ver onde há mais corrupção, mais
violência, quem sabe até denunciada nos relatórios do CIDH, que quero
querer que não sejam direcionados a apenas países na mira do maior
“investidor” do CIDH.

Que há bolsões de riquezas nesses países todos, há, como há na
Venezuela, em Cuba, no Brasil.  Mas que a população vive miserável, em
grande parte graças a séculos de exploração colonial, antes europeia,
mais recentemente norte-americana, e que essa miséria resulta na falta
de acesso a direitos humanos fundamentais, os relatórios do CIDH
certamente deveriam ressaltar.

> Ou vão desmoralizar a instituição porque possui sede em Washington ?

Ou porque, além de hospedar a sede do CIDH em sua capital, dentre os
Estados membros da OAS (que mantém o CIDH), os EUA doam exatamente
*metade* dos fundos para sustentá-la (e portanto -lo)?

Sério, queria ver o relatório do CIDH sobre os EUA, criticando as
práticas de waterboarding na CIA, a prisão guantanameira, a invasão de
privacidade com escutas eletrônicas ilegais, a manipulação do governo e
da imprensa sobre as negociatas e os relatórios “científicos” sobre os
incidentes de 11/9 e outros planejados para aterrorizar a população,
instaurando estados de pânico seguidos por Estados policialescos.

Vamos ver se há coerência nos relatórios!  Ou basta taxar alguém de
terrorista, ou suspeito de terrorismo, para que desrespeitos aos
direitos humanos passem a ser aceitáveis?, que basta taxar alguém de
pobre (por não conseguir pagar plano de saúde, escola, universidade)
para que perca o direito à saúde, à vida, à educação, ao trabalho?, que
basta taxar alguém de PIrata para que perca o direito à liberdade de
expressão, ao acesso à informação e ao direito de compartilhá-la através
de fronteiras?

O relatório sobre a Venezuela não se limita às violações de direitos
humanos supostamente levadas a cabo pelo Estado, então no relatório
sobre os EUA caberiam também menções às campanhas de terrorismo da
MAFIAA (MPAA, RIAA, SBA) e as vítimas da (in)Justiça corrupta, do mesmo
jeito que o relatório da Colômbia certamente mencionaria as FARC e os
“falsos positivos”.

Você vê isso nos relatórios do CIDH, Gabriel?  Tem os enlaces à mão?