Prezados,

Estava eu pesquisando uma possível substituição pra minha
paleolítica TV de CRT (que está dando sinais claros de que
vai morrer em breve) quando tropecei numa página do site
da Samsung sobre a TV de LED modelo UN40B7000, onde, na
seção de Downloads fui procurar o manual, pra minha supresa,
dei de cara com um "Guia de Código Fonte Aberto". Nele, achei
a GPL, MPL, a licença do OpenSSL, da FreeType e da Zlib!

Algumas buscas depois no Google, achei o site
samygo.sourceforge.net, que confirmou minhas suspeitas --
essa TV roda Linux (o processador é um ARM) e lá tem
vários "hacks" para o firmware.

O precinho é bem salgado, mas, penso eu, muito melhor
gastar em algo que tenha pelo menos parcialmente código
aberto e que se possa hack..., oops, quer dizer,
"personalizar".

Alguém tem uma dessas e teve experiência em personalizar
o firmware? (Eu vivo trocando colocando o dd-wrt em
roteadores wifi de R$ 200,00, mas cometer um erro em
uma TV de R$ 5K me dá arrepios). Alguém conhece algum
outro modelo de outro fabricante que rode software aberto
e/ou seja similarmente hack... quer dizer, personalizável? :)

É claro que eu preferiria que TODO o firmware fosse
aberto -- acho até uma f.d.p.ice esse lance à la
Amazon Kindle de só parte do software ser aberto.
Eu adoraria ouvir alguma sugestão pragmática
de como passar a mensagem aos fabricantes de que
isso pode ser um diferencial de mercado, além, é
claro, do feedback positivo de se dar preferência
à compra de tais modelos.

-K.