On Mar 15, 2010, Marco Carnut <k...@tempest.com.br> wrote:

> http://www.sonystyle.com.br/br/site/catalog/ProductDisplay.jsp?parentCatId=cat3170003&category=televisores&tabNum=1&id=KLV-46W300A

> eu vi uma ressalva esquisita em vermelho: "ATENÇÃO: Este televisor
> pode apresentar riscos ou falta de acessórios". De que riscos
> eles estariam falando?!

Imagino que sejam scratches, não risks.  Deve ser produto recondicionado
ou de mostruário.

> Por enquanto ainda estou tentado pela UN40B700 devido à
> "hackeabilidade", pelo consumo de 110W, quase metade
> da KLV46W300A, e pela porta Ethernet, que abre umas
> possibilidades interessantes. De qualquer forma, muito
> grato por compartilhar sua experiência!

Agradeço por levantar essa questão.  Muito bom saber que há fabricantes
de televisores que não apenas bebem da fonte do Software Livre, mas
também começam a dar passos em direção a respeitar a liberdade do
consumidor.

Quanto à sua pergunta upthread sobre transmitir a mensagem aos
fabricantes de que isso pode ser um diferencial de mercado, sugiro
escrever para a Samsung explicando que você quer comprar um televisor
cujo software seja mais plenamente personalizável, e perguntando se eles
planejam lançar em breve algum novo televisor com essa característica,
ou se têm planos para liberar o restante do software que controla o
UN40B7000, e além disso escrever para os demais perguntando se eles têm
ou pretendem ter em breve algum produto que vá além do que a Samsung já
oferece em termos de possibilidades de personalização do software que
controla os televisores.

Depois que você tiver respostas (ou não) e fizer sua escolha pela
UN40B7000 ou alguma que respeite mais, escreva para os outros
fornecedores dizendo qual foi sua escolha e por quê, indicando que, numa
próxima oportunidade, poderia ter dado preferência a um produto deles.

Colete os modelos de cartas e as respostas que você tenha recebido,
publique sua decisão junto com elas no seu blog e mande para esta lista
e para sites de notícias, para que mais gente, ao procurar TV para
comprar, esbarre na notícia, pense no assunto e, sem muito esforço,
mande cartas como a sua.  Quanto mais gente comprar produtos de outros
fornecedores e disserem que preteriram o produto do fornecedor por não
permitir personalização do software, mais chances temos de que os
fornecedores venham a nos respeitar.  Afinal, eles querem é vender!

Ah, e se vierem com desculpas de que o software foi desenvolvido por
terceiros, sugira que eles escolham melhor ou negociem melhor com os
fornecedores deles.  Se essas condições restritivas fazem você escolher
outro fornecedor, eles poderiam ter se comportado assim e evitado perder
a venda.