Alexandre,

> Imagino que sejam scratches, não risks.  Deve ser produto recondicionado
> ou de mostruário.

O Olival me disse a mesma coisa em pvt. Creio que vocês tenham razão.
Ainda assim, que escolha de palavras mais infeliz! Teria ficado mais
claro se tivessem colocado "arranhões".

> Agradeço por levantar essa questão.  Muito bom saber que há fabricantes
> de televisores que não apenas bebem da fonte do Software Livre, mas
> também começam a dar passos em direção a respeitar a liberdade do
> consumidor.

Também considero isso "um bom começo", muito embora a posição deles
ainda me parece meio relutante. Suspeito que o lance de publicarem
as licenças e o código é muito mais reflexo daquelas perseguições às
violações da GPL de uns anos atrás (cujos precursores, se bem lembro,
foram os autores do Busybox), e do fato que "beber da fonte do
software-livre" dá um time-to-market muito bom, do que realmente
entenderem que há uma fatia crescente de público que hoje considera
essa liberdade um diferencial de mercado pela qual se propõe a
pagar. É essa a mensagem que eu gostaria de passar bem claramente
pros fabricantes.

> [...]
>
> Colete os modelos de cartas e as respostas que você tenha recebido,
> publique sua decisão junto com elas no seu blog e mande para esta lista
> e para sites de notícias, para que mais gente, ao procurar TV para
> comprar, esbarre na notícia, pense no assunto e, sem muito esforço,
> mande cartas como a sua.  Quanto mais gente comprar produtos de outros
> fornecedores e disserem que preteriram o produto do fornecedor por não
> permitir personalização do software, mais chances temos de que os
> fornecedores venham a nos respeitar.  Afinal, eles querem é vender!

Farei como você sugere! Vou montar um esboço de site e em breve
divulgo a URL. Obrigado pela sugestão pragmática.

-K.