Em 16 de março de 2010 01:28, Alexandre Oliva <lxol...@fsfla.org> escreveu:
> Quanto mais gente comprar produtos de outros
> fornecedores e disserem que preteriram o produto do fornecedor por não
> permitir personalização do software, mais chances temos de que os
> fornecedores venham a nos respeitar.  Afinal, eles querem é vender!

A TV Digital ainda engatinha no Brasil porque as produtoras de
conteúdo, que são as grandes corporações que monopolizam o uso do
sinal aberto no país pelo modelo de negócio escolhido pelo Governo,
estão céticos quanto as chances deles ganharem dinheiro com a venda do
conteúdo que eles produzem. E uma ameaça, na opinião deles, é o fato
de ser possível a gravação e redistribuição dos programas gravados,
seja em redes p2p ou em bancas de cemelôs é uma das ameaças. É por
isso que toda a grande midia faz lobby pelo projeto do Azeredo, que de
proteção às criancinhas para que não sejam vitimas de cyberpedófilos
só tem a casca.

Por isso os fabricantes de TVs podem mudar as specs e configurações de
seus aparelhos que virão pra cá, para dificultar o uso amplo das
capacidades dos aparelhos. Eu mesmo tenho um set-top-box que veio com
o firmware batizado, que inibiu várias funções como a conexão de um
disco rígido (ou pendrive) pela porta USB. Depois de fuçar em fóruns
descobrir uma versão original do firmware e fiz a troca, e agora posso
usá-lo conforme o fabricante o projetou.

Nesse contexto, se as cabeças dos produtores da grande midia não
mudar, a TV DIgital no Brasil jamais decolará, pois eles irão deixar
de investir porque os aparelhos facilitarão o que eles consideram uso
ilegítimo do produto que eles geram/veiculam.