Olá Paulo,

> A proposta do Marco Carnut é criar uma lista que se possa discutir
> absolutamente de tudo, de todas as formas até com as devidas
> provocações políticas que acontecem aqui :-)

Sim -- que no email original chamei de "psl-brasil-ot".

> Se ele desejar, e outras pessoas quiserem segui-lo, me parece que ele
> tem todo direito de fazer isso.
> Quem não quiser, basta não se inscrever. Simples assim.

Epa! Aí já não foi bem o que eu disse. Não sugeri que *eu*, nem
nenhum dos membros não-moderadores, criassem outra lista e tentassem
arregimentar seu público. Não tenho nenhuma intenção de fazê-lo, nem
tampouco encorajar nenhum ninguém mais a fazê-lo.

O que eu sugeri foi que vocês, moderadores, criassem essa tal lista
"psl-brasil-ot", inicialmente com os mesmos membros da "psl-brasil";
e que movessem as threads que consideram off-topic da "psl-brasil"
para a "psl-brasil-ot".

Daria um certo trabalho editorial, mas aposto dá até pra colocar
um classificador bayesiano automático para fazer 90% desse trabalho
(de fato, estou pelejando com o crm114 pra ver se consigo coagi-lo
a fazer isso aqui do meu lado -- sempre quis saber se esse treco
presta).

A recompensa potencial seria uma psl-brasil mais focada, sem tolher
os off-topics. Quem não quisesse receber os off-topics, poderia
simplesmente se desinscrever da "psl-brasil-ot" ou filtrá-la.

Não é questão de criar um "fork" da lista para "minar sua
coesão", nem pelo mero prazer de "forkar", nem nada remotamente
nessa linha. Eu coloquei a idéia tão somente como uma tentativa
de sugestão construtiva para que os tópicos discutidos na lista
fiquem mais condizentes com o que me parece ser seu propósito
original, facilitando a filtragem automática ou semi-automática
e, com isso, valorizar seu público e diminuir os hoje
recorrentes atritos.

-K.