China,

> (...)
>
> Por isso os fabricantes de TVs podem mudar as specs e configurações de
> seus aparelhos que virão pra cá, para dificultar o uso amplo das
> capacidades dos aparelhos. Eu mesmo tenho um set-top-box que veio com
> o firmware batizado, que inibiu várias funções como a conexão de um
> disco rígido (ou pendrive) pela porta USB. Depois de fuçar em fóruns
> descobrir uma versão original do firmware e fiz a troca, e agora posso
> usá-lo conforme o fabricante o projetou.

Pois é como o Alexandre disse: se o público rejeitar esses aparelhos
perniciosos, e fizermos um grande barulho que preferimos o produto
personalizável e preterimos os aprisionantes, eles vão entender.

Pelo menos em teoria. Na prática, creio que a esmagadora maioria
das pessoas engole os dispositivos aprisionantes sem reclamar,
ou talvez sem nem sequer ter conhecimento de que poderia ser diferente.

Por isso mesmo é que eu creio que seja tão importante seguir o
conselho do Alexandre e exaltar ao máximo barulho que eu conseguir
fazer por que eu preferi o produto mais aberto.

-K.