Em 16 de março de 2010 10:40, Marco Carnut <k...@tempest.com.br> escreveu:
> Pois é como o Alexandre disse: se o público rejeitar esses aparelhos
> perniciosos, e fizermos um grande barulho que preferimos o produto
> personalizável e preterimos os aprisionantes, eles vão entender.

Os fabricantes vão ouvir o poder econômico dos donos da mídia e
alterar seus firmwares, não tenhamos ilusões ...

> Pelo menos em teoria. Na prática, creio que a esmagadora maioria
> das pessoas engole os dispositivos aprisionantes sem reclamar,
> ou talvez sem nem sequer ter conhecimento de que poderia ser diferente.

Justamente por esse motivo: poucos consumidores vão, efetivamente,
exercer a liberdade caso ela lhe seja dada. Portanto a recusa em
comprar não será tanta a ponto de fazer os fabricantes mudarem.
Ademais, basta que eles apresentem a conta anualmente para os donos da
mídia que eles compensam ...

A maioria esmagadora dos consumidores continuará a usar produtos
obscurantistas, pois sempre haverá um que fará o jailbreak e gravará
aquele programa favorito e o disponibilizará usando a interntet, daí
pouco fará diferença para o cara pois o que interessa é ter acesso ao
programa e não a democratização do acesso ao bem cultural.

> Por isso mesmo é que eu creio que seja tão importante seguir o
> conselho do Alexandre e exaltar ao máximo barulho que eu conseguir
> fazer por que eu preferi o produto mais aberto.

Barulho devemos fazer sempre, mas sem ilusões. Eu acho que esta
batalha tecnológica contra os fabricantes de eletronicos deverá ser
travada depois de outra mais urgente, que é derrotar o projeto do
Azeredo. De nada adiantará ter produtos eletronicos que me permitam
uso livre se eu não puder dizer a ninguém o que eu fiz com ele ...