Em 16 de março de 2010 14:16, erico dias <eric...@gmail.com> escreveu:
> Acho que sou mais otimista que você, não creio que será fácil, mas não será
> impossível. Quando eu vejo a predileção das pessoas por aqueles celulares de
> 2 chips, que possuem um sistema sofrível, eu penso que em nome de uma
> funcionalidade, considerada essencial, as pessoas podem optar por um ou
> outro produto.

Excelente exemplo esse dos celulares de 2 chips. Acredite, eles
existem na versão dos grande fabricantes também!!!!! O que acontece é
que o modelo de negócio das operadoras de telefonia movel no Brasil
preconiza o custo da assinatura, e para ganhar mais assinantes ela
subsidia o aparelho de forma que você fica amarrado a ela por um tempo
de fidelidade contratual. As operadoras chegam ao absurdo de bloquear
o aparelho, alguns via alteração no firmware, para impedir que você
ponha o chip da concorrencia.

Então o que o povo faz: compra esses aparelhos horríveis feitos nos
fundos de quintais utilizando mão de obra escrava infantil na China!

Esses aparelhos, chamados de mpXX não tem qualidade nenhuma, mas veja
a relação custo X benefício:

1) o som deles é horrível, mas que usa não vai ouvir musica erudita ou
uma MPB estilo banquinho e violão, onde qualquer coisinha denuncia a
má qualidade do aparelho. Vai se ouvir nesses aparelhos é o bom axé,
hip-hop ou aqueles sertanejos com o cantor berrando agudos absurdos,
encodados num formato com perda;

2) a câmera fotográfica é muito ruim, mas quem usa não vai imprimir as
fotos e fazer um porta retrato, vai, no máximo, botar no orkut e tem
de ser com perda de qualidade mesmo para diminuir o tamanho do
arquivo;

3) Não sincroniza com o PC, mas quem desses usuários tem PC????

4) Não tem 3G ou WIFI, mas quem tem grana para o pacote de dados????

Mas esses aparelhos tem uma coisa que o consumidor precisa: funcionar
com 2 chips para ele escolher quais operadoras lhe fornecem vantagens
na hora de usar: uma onde ele fala com um grupo sem pagar e outra que
ele fala interurbano pagando preço de ligação local (ou qualquer
combinação imaginavel).

Então, as empresas de televisão podem estar dando um tirambaço no pé
ao seguir esse modelo, pois já existem set-top-box chinês vendido a 50
dolares no Paraguay que permite fazer de tudo, inclusive ligar um HD
externo para gravar a programação