Em 23 de março de 2010 08:46, Marco Carnut <k...@tempest.com.br> escreveu:
>   "guardar em ambiente seguro, por 5 (cinco) anos,
>    para atender a investigação pública, os dados de
>    tráfego de que trata o inciso VI do art. 2º da presente lei;"
>
> Aí eu faço aquela minha clássica pergunta: "seguro contra
> *o que*?" A primeira coisa que é dificílima de fazer é tornar
> a coleta dos logs segura contra o próprio admin.

Esse é o menor dos problemas. Esse ponto do PL leva a outro muito
pior: a queda dos pequenos provedores. Porque? Porque armazenar logs
de acesso sai caro, cada coisinha que trafega na rede já é uma linha,
para poder armazenar logs por 5 anos é preciso montar sistemas
relativamente caros de bkp, e quem é que vai bancar isso para os
pequenos?

Enfim, vão acaba tendo que acrescentar um arquivo digital mantido pelo
governo para isso. Logs de acesso não devem ser guardados por 5 anos,
não é como guardar um arquivo em papel, ou qualquer coisa do gênero. O
custo quem vai ter que bancar é o provedor, e isso tira muita gente do
mercado, simplemente porque as soluções de bkp e storage extrapolam o
que os pequenos podem bancar.