On Mar 25, 2010, Pablo Sánchez <phack...@gmail.com> wrote:

> Uma licença é um contrato entre o detentor do direito autoral (ou
> seja, o dono mesmo do trem) e alguém que deseja utilizar a coisa.

Uma licença é uma permissão unilateral.

Uma licença de direito autoral é uma permissão do titular do direito
autoral (que não é dono do “trem”, é não mais que um concessionário de
uma exclusividade conferida pela sociedade) a alguma outra parte, que
pode ou não precisar de licença para fazer alguma coisa.

Sendo permissão unilateral, é sim um contrato, porém um contrato
benéfico, que obriga somente uma das partes: quem deu a permissão.  A
obrigação assumida é somente a de não se opor aos atos permitidos
mediante esse instrumento.

Um contrato ou acordo de licenciamento é algo mais complexo, pois deixa
de ser um contrato benéfico: a outra parte assume obrigações em
contrapartida às permissões que recebeu, por isso se requer seu
assentimento explícito.

Agora, se alguém lhe oferece um contrato pelo qual você se compromete a
algo, e em troca recebe uma permissão que não precisa, por que
aceitaria?  Por exemplo, “eu deixo você respirar se você prometer não
falar mal de mim”.  Você não precisa de permissão minha pra respirar,
não tem razão alguma para aceitar esse contrato estúpido e abusivo.

Na maior parte do mundo, para executar software não se exige permissão
do titular de direito autoral sobre o software.  O Brasil é exceção, mas
essa exigência também tem exceção.  Conforme o trecho que você citou, a
que eu me referia:

  Art. 9º O uso de programa de computador no País será objeto de
  contrato de licença.

  Parágrafo único. Na hipótese de eventual inexistência do contrato
  referido no caput deste artigo, o documento fiscal relativo à
  aquisição ou licenciamento de cópia servirá para comprovação da
  regularidade do seu uso.

Se você não aceita os termos do contrato de licença, não existe
contrato, mas conforme o parágrafo único, o documento fiscal relativo à
aquisição serve para comprovar a regularidade do uso.

> Uma licença DETERMINA, pois é um CONTRATO. Qualquer advogado meia boca
> pode te ajudar nessa (até os universitários!).

Um contrato só gera obrigações para quem o aceita.  Estou falando
justamente do caso em que você *não* aceita.

> Se uma licença não DETERMINA, então a GPL não DETERMINA que eu deva
> disponibilizar o fonte de trabalho derivado de GPL, ela permite
> apenas, e sendo uma permissão apenas, eu não preciso aceitar a
> permissão.

Exatamente!  Você está corretíssimo!  Ela não obriga você a
disponibilizar coisa alguma.  Ela apenas permite algumas formas de
distribuição.

Agora, se você decide distribuir de outra forma que ela não permita (por
exemplo, distribuir binários sem fontes nem oferta de fontes), está
violando direito autoral, porque para distribuir precisa de permissão, e
você não tem essa permissão.  Conforme diz a própria GNU GPL:

  nothing other than this License grants you permission to propagate or
  modify any covered work.  These actions infringe copyright if you do
  not accept this License.

> Você confundem a idéia de pedir licença para passar com a idéia de um
> contrato. Uma licença de software é, antes demais nada, um contrato
> entre as partes, o detentor do direito e o usuário.

Você confunde acordo de licenciamento (contrato bilateral, tipicamente
de adesão) com licença (contrato benéfico, unilateral).

Você confunde propriedade com concessão temporária e limitada da
sociedade.

Não é o único.  Muito pouca gente no Brasil estudou direito autoral.
Nem advogados.  Isso não é tema de curso de direito algum, fora o da
FGV, que por sinal é um fenômeno recente e que parece que está ensinando
boas práticas.  Antes, a indústria deitava e rolava sem oposição,
reescrevendo a lei propondo interpretação que ela quisesse.  E a galera
engolindo...