olá,

Comprei um dell inspiron 14 recentemente. Como vocês devem saber, no site da
dell não tem a opção de retirar o windows e o mcaffe. Entrei em contato por
chat com um representante de vendas e perguntei se o valor desses softwares
poderia ser retirado do preço do computador e me falaram que os softwares
eram "brindes".

Recebi o notebook na quinta-feira e observei que a nota fiscal traz a
discriminação dos valores dos softwares: R$ 151 do windows, R$74 do mcaffe e
mais uns reais de alguns outros.

Ontem eu liguei pra Dell e relatei todo o acontecido, falei do código de
defesa do consumidor, do trecho da licença do windows que cita o reembolso e
dos valores presentes na nota.

Os argumentos da atendente foram os seguintes:

- o reembolso previsto pela EULA não é possível, por que foi a dell quem
comprou a licença. O contrato é entre a dell e a microsoft.
- a discriminação dos valores na nota fiscal ocorrem porque eles não podem
entregar um produto sem discriminar na nota. E esses valores são abatidos do
valor final do notebook.

Esta semana pretendo ir ao Procon e levar impresso as imagens das telas do
site que não permitem a exclusão dos softwares e a cópia da nota fiscal.

O argumento da licença do windows, eu acho que não vai poder ser usado,
porque mudaram a redação (no windows 7) para:

"Usar o software representa a sua aceitação desses termos. Se você não
aceitá-los, não use o
software. Em vez disso, contate o fabricante ou instalador para conhecer a
política de
devolução. Você deve acatar esta diretiva, que pode limitar seus direitos ou
exigir que você
devolva o sistema inteiro no qual o software está instalado."

Ou seja, o reembolso deixou de ser obrigatório (segundo a licença). No
entanto, acho que o argumento de venda casada continua forte em virtude da
presença dos valores na nota fiscal, o que demonstra que eu paguei por algo
que não queria comprar.

até mais,
wille

Em 26 de março de 2010 16:34, Marco Kiko Carnut <k...@tempest.com.br>escreveu:

> Nadilson,

> Pelo que entendo do assunto, você deveria ter pedido
> o reembolso ao fornecedor que te vendeu o computador
> com o Windows pré-instalado -- é ele que te cobrou o
> preço de um "produto" -- a licença -- que você recusou.
> Assim, nesse caso a resposta da Microsoft me parece fazer
> perfeito sentido.
>
> -K.

> SAIR DA LISTA ou trocar a senha:

Wille