Eu acho que é cedo para tirar conclusões.

O Solaris já foi e voltou da gratuidade algumas vezes. O OpenSolaris
deve deixar de ser o campo de provas do Solaris e os features
"enterprisey" dele devem deixar de ser mantidos no OpenSolaris e
continuados no irmão maior.

O CDDL é um pouco menos indestrutível que o GPL (algum license-lawyer
pode dar um diff entre os dois?), mas o OpenSolaris, assim como o
MySQL, não pode ser morto. Enquanto houver usuários ele continua.

Só acho uma pena. ZFS e dtrace são muito legais.

Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com
http://twitter.com/rbanffy