On Wed, 2010-04-07 at 18:52 -0300, Vítor Baptista wrote:
>         IBM is threatening to pursue legal action against
>         TurboHercules, a company that sells services relating to the
>         open source Hercules project, an emulator that allows
>         conventional computers with mainstream operating systems to
>         run software that is designed for IBM System Z mainframe
>         hardware.

Não que eu tenha interesse em defender a IBM, porque acho que ela é bem
grandinha pra fazer isso ela mesma, mas essa história ficou mal contada,
como é praxe na imprensa (nem a Arstechnica salva, né? lol).

A IBM não 'threatened' ninguém. A questão é outra e começa de trás pra
frente, se comparada a essa: a TurboHercules pediu à IBM licenciamento
dos softwares proprietários dela que rodam nos mainframes (z/OS e z/VM)
e a IBM respondeu que não licenciaria, que os softwares só são
licenciados para uso em máquinas IBM.

A TurboHercules fez uma reclamação à Comissão Européia alegando violação
de antitruste, bastante similar à que a Opera fez contra a Microsoft no
caso que desaguou no "Browser Ballot". A TurboHercules voltou à carga
colocando em dúvida se a IBM tinha propriedade intelectual numa carta
enviada à IBM. Foi nesse momento que a IBM enviou a carta com o que
estão chamando de 'ameaça'.

Como sempre, vale à pena usar o milagre da Internet e ler o que as
fontes têm a dizer, sem intermediários pra causar ruído, que é possível
no caso da carta, felizmente =D:

http://www.zoobab.com/local--files/ibm-turbohercules-patent-threat-letter/IBM-TurboHercules-patent-threat.pdf

Mais fontes:

http://www.businesswire.com/portal/site/home/permalink/?ndmViewId=news_view&newsId=20100323006004&newsLang=en

http://www.eweek.com/prestitial.php?type=rest&url=http%3A%2F%2Fwww.eweek.com%2Fc%2Fa%2FLinux-and-Open-Source%2FIBM-Denies-Breaking-Its-Open-Source-Promise-672104%2F&ref=http%3A%2F%2Flwn.net%2FArticles%2F381362%2F

http://lwn.net/Articles/381362/

Quanto à minha opinião, nada disso me assusta ou me surpreende. A IBM
nunca deixou de ser, em parte, inimiga da liberdade de software. Conheço
pouquíssimas empresas (e pessoas, e governos, e organizações) que não
sejam aliados de conveniência do Software Livre e que em outras
oportunidades viram as costas. A IBM só é tão fechada quanto a Apple, no
mercado de mainframes. Nada de mais. Mas ela de fato não deu pra trás na
promessa que fez, não foi quem começou a história e não fez ameaça. Só
usou das armas que têm para responder à tentativa de coação da TH.

Abraço,

--
Gustavo Noronha Silva <k...@debian.org>
Debian