Em 08-04-2010 09:42, Gustavo Noronha Silva escreveu:
On Wed, 2010-04-07 at 20:31 -0300, rafael wrote:
Deixa eu desinverter uma frase:
Não foi o otimismo que nos custou o Hercules (que eu pessoalmente nunca
usei), foi a ganância da IBM...

O otimismo é o que nos leva adiante apesar de tantos e tão poderosos
inimigos e falsos amigos como a IBM provou ser...
Eu acho que o Bánffy tem razão em dizer que o otimismo foi o que causou
isso (mas eu não diria ainda a morte do Hercules). A TH não tinha nada
que se meter em tentar obrigar a IBM a licenciar os softwares
proprietários dela.
Não acho correto o pressuposto de admitir que os softwares proprietários são dela e não da humanidade...

Eles inventaram tudo da estaca 0? Reiventaram a roda para produzir esse código? Ou se aproprieram de diversos elementos criado por outros e composirão-os de uma forma nova. Que procentagem do resultado final é realmente fruto do trabalho deles?

O caráter viral de uma licança GPL, por exemplo, é um artifício jurídico para uma contra-ofensiva numa luta dentro desse sistema em que vivemos. Isso nãop quer dizer que desistimos da guerra por tudo o que não foi licenciado sob a licença GPL.

Moralmente, meu julgamento, é que se qualquer empresa usou caracteres romanos, por exemplo, que são patrimônio comum da humanidade, já está desfrutando de um bem coletivo, logo tentar fazer algo fechado a partir daí já é algo desonesto...

Infelizmente nenhum juíz aceitaria que usar os caracteres que usamos implica em um contrato viram implícito... Não nesse sistema...

  Se ela ficar no canto dela desenvolvendo o emulador,
talvez desenvolver clones livres dos softwares da IBM e parar de cutucar
a IBM há uma chance grande de que nada aconteça, mas tentar tornar a IBM
uma "parceira" na base da coação é um erro estratégico brutal.

Abraço,