Em 8 de abril de 2010 09:38, Gustavo Noronha Silva <k...@debian.org> escreveu:
> a TurboHercules pediu à IBM licenciamento
> dos softwares proprietários dela que rodam nos mainframes (z/OS e z/VM)
> e a IBM respondeu que não licenciaria, que os softwares só são
> licenciados para uso em máquinas IBM.

Ou seja, há algum abuso aí? Se não há, então é o mesmo caso
praticamente do MacOS que falamos o outro dia: a Apple só licencia seu
software para ser executada em máquinas Apple, apesar de tecnicamente
ser apenas um Intel comum e ordinário com o preço de um satélite
espacial.

A discussão era anteriormente sobre venda casada no sentido de
Hardware que vem com um Software. Mas aí ficou a dúvida: quando o
licenciamento de um Software é atrelado a um Hardware, não é também
venda casada? Eu sei que há questões básicas como arquitetura aí, mas
licenciar um software para ser executado apenas em hardware
disponibilizado pelo mesmo fornecedor do software não é em si uma
forma de venda casada?

Em resumo: eu posso forçar a pessoa a ter que comprar meu hardware
para poder executar meu software? Se eu não posso forçar a pessoa a
comprar um OS para comprar hardware, não deveria o contrário também
ser real?