On Thu, 2010-04-08 at 10:31 -0300, rafael wrote:
> Não acho correto o pressuposto de admitir que os softwares
> proprietários são dela e não da humanidade...

Eu não coloquei esse pressuposto, muito pelo contrário. Eu sou do time
dos radicais que acha que todo software deveria ser livre e que fazer
software proprietário é anti-ético. A questão é se esse pressuposto é ou
não válido na sociedade atual.

O meu argumento é só que não se ganha uma luta como a que nós estamos
lutando com um grupo de 10 lutadores correndo em campo aberto, sem
armadura e armas adequadas contra uma legião gigantesca e bem armada
como a IBM, especialmente quando as leis ainda estão do lado dela.

Se houver algum dia entendimento jurídico e social (é importante lembrar
que a sociedade em geral ainda não entende e concorda com nossos
preceitos!) de que produtos de criatividade não podem ser protegidos
pelo direito de propriedade e devem necessariamente dar a todos as
liberdades essenciais, aí sim uma estratégia como a adotada pela TH fará
sentido.

Faz muito mais sentido o estilo GNU de ser, que é o de viabilizar a
existência da liberdade, sem tentar pactuar com as grandes empresas por
meio de coação em uma ofensiva jurídica.

Abraço,

--
Gustavo Noronha Silva <k...@debian.org>
Debian