E se eu te vender um carro com a condição de você não pegar a Dutra com ele?

As duas licenças impõe coisas. Se você modifica um programa GPL, você
não tem permissão de sair por aí vendendo ele sem código-fonte e sem
dar aos seus compradores os mesmos direitos que você recebeu. Você
pode pegar um programa licenciado sob BSD e vendê-lo sem fonte, como
parte de um produto fechado, mas não pode deixar de creditar o autor.

Não é tão diferente do que Apple e IBM fazem vendendo software com a
condição de que você só deve usá-lo em determinado tipo de computador.
São coisas que você concorda em não fazer. Se você concorda, pode
comprar. Se não, devolva o software e receba seu dinheiro de volta.

Licença é pra permitir, mas ela pode impor condições. GPL e BSD não
dizem como você pode (ou não) usar seus programas, mas dita algumas
regras que você tem que seguir se quiser passá-los adiante, e nem a
Apple, nem a IBM dão a liberdade de usar seus produtos com qualquer
computador aos seus clientes.

Se você não gosta da licença do zOS, você não _precisa_ usá-lo. Quem
usa, usa porque é mais barato continuar usando do que portar.

Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com
http://twitter.com/rbanffy