Em 8 de abril de 2010 21:14, Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com> escreveu:
>Você
> pode pegar um programa licenciado sob BSD e vendê-lo sem fonte, como
> parte de um produto fechado, mas não pode deixar de creditar o autor.

Isso já não é mais assim há anos... Assim como a GPL, a BSD tem suas versões.

> Licença é pra permitir, mas ela pode impor condições. GPL e BSD não
> dizem como você pode (ou não) usar seus programas, mas dita algumas
> regras que você tem que seguir se quiser passá-los adiante, e nem a
> Apple, nem a IBM dão a liberdade de usar seus produtos com qualquer
> computador aos seus clientes.
>
> Se você não gosta da licença do zOS, você não _precisa_ usá-lo. Quem
> usa, usa porque é mais barato continuar usando do que portar.

Ok. Então, vamos VOLTAR à legislação brasileira: forçar a pessoa a ter
que comprar determinado hardware fornecido exclusivamente por um único
fabricante para que ela possa executar de forma licenciada um software
não é venda casada? Essa é a minha dúvida desde o início. Se existe a
restrição ou não, isso já sabemos que existe. A questão é: ela é
legítima e legal dentro de nosso ordenamento jurídico?

Parece-me que nesse caso, assim como no caso de comprar um hardware
sem ter a obrigação de levar o software que vem junto pagando pelo
software, isso é venda casada. Nesse caso, tanto a IBM quanto a Apple
estão praticando crimes em território brasileiro (não vamos discutir o
resto do mundo! Isso fica para depois, quando chegarmos a uma
conclusão sobre o que temos aqui).