2010/4/9 Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com>

> Aqui nem a licença do zOS, nem as 170 e tantas patentes que a IBM
> citou têm dentes.
>
> Nem, creio eu, haja algum usuário de mainframe disposto a rodar suas
> aplicações críticas em servidores Dell. Pensemos que eles têm pago
> rios de dinheiro por conta não do hardware sexy ou do software
> moderno, mas pela garantia de que essas máquinas nunca, mas nunca
> mesmo, param de funcionar.
>
> Como você saberá, Bánffy, se eles nunca tiverem opções legais para isso?
De repente compensaria a um usuário de mainframe específico, mesmo com
disponibilidade prejudicada, rodar certa aplicação de mainframe em um Dell.
De repente compensaria a outro um pouco maior de disponibiilidade, com, sei
lá, alta disponibilidade transparente implementada pelo Hércules em um
cluster de Dells.
De repente compensaria a ainda outro rodar suas aplicações de mainframe,
pagando muito mais barato, em cima de PCs mais caros que Dell, mas com a
mesma garantia de disponibilidade (ou próxima) dos mainframes.

Mas você não tem esse cenário porque ele nunca se tornou viável, por causa
de ações como essa da IBM.

Então você não pode simplesmente assumir que é "porque os clientes querem
assim". Você simplesmente não sabe.

E mesmo que soubesse, mesmo que todos os clientes quisessem assim e
continuassem querendo ao ter a opção, não é esse fato por si mesmo que
invalidaria o direito daquela empresa de tomar uma direção diferente. Nesse
caso, que falisse pela má idéia em si mesma, não por ações judiciais.

OBS.: Por que se compraz tanto em defender o indefensável e tentar impor
opiniões "estilo RIAA" como essa história de que direitos autorais são
iguaizinhos a propriedade física? Imaginava que depois de um tempo aqui na
lista você pelo menos já entendesse!
--
Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa