*EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA*

*Estão abertas as inscrições para o IV Encontro Nacional BrOffice.org *


/Evento gratuito, de abrangência internacional, apresenta o pacote de programas para edição de textos, imagens, apresentações, planilha de cálculos. Dias 15 e 16 de abril por videoconferência nos /27 /estados brasileiros/.


Os interessados em conhecer melhor o BrOffice.org, pacote de escritório livre, que pode ser baixado e usado gratuitamente por usuários domésticos e corporações, já podem se inscrever para o IV Encontro Nacional BrOffice.org. O evento apresenta as funcionalidades do programa para gestores de TI e administradores que desejam implementar a ferramenta, além de integrar a comunidade de desenvolvedores, usuários e colaboradores do BrOffice.org, suíte de escritórios que já contabiliza cerca de 15 milhões de usuários no Brasil.

O IV EnBro acontece nos dias 15 e 16 de abril, unindo os 27 estados brasileiros por meio de videoconferência. As inscrições podem ser feitas no site http://encontro.broffice.org/enbro4. Os participantes devem levar 1kg de alimento não perecível. Os donativos serão enregues para entidades assistenciais.

O Encontro Nacional BrOffice.org é composto de eventos regionais e integrado nacional e internacionalmente através de videoconferência, promovido pela OSCIP BrOffice.org em parceria com o Senai Mato Grosso. A organização de cada estado é liderada pelos coordenadores estaduais dos grupos de usuários BrOffice.org (GuBrO), em sintonia com a equipe de coordenação nacional.

A interatividade é garantida não somente pela videoconferência, mas também por salas de bate papo, em que participantes de cada estado repassam suas impressões, dúvidas e observações instantaneamente, segundo explica um dos coordenadores do IV EnBrO, Carlos Braguini. "Desde o início fomos incisivos neste ponto e organizamos o evento para que haja a máxima interação possível, garantindo o objetivo máximo do evento: a integração nacional", explica Braguini. Além disso, em cada um dos pontos de transmissão acontecem atividades exclusivamente locais.

*Serviço:*

*O quê:* IV Encontro Nacional BrOffice.org
*Quando: *15 e 16 de abril, das 9h às 18h30 (horário de Brasília)
*Onde: *nos 27 estados brasileiros, em rede nacional por videoconferência
*Quanto: *1kg de alimento não perecível
*Inscrições:* http://encontro.broffice.org/enbro4/inscricao


*Links importantes:*

*Locais do evento: *http://encontro.broffice.org/enbro4/localizacao*
Programação: *http://encontro.broffice.org/enbro4/programacao
*Sobre BrOffice.org: *http://www.broffice.org/sobre
*Para baixar o pacote: *http://www.broffice.org/download




*****



*Consciência ecológica no IV EnBrO*


EnBrO também é consciência ecológica. No Espírito Santo, os participantes terão um espaço exclusivo para o descarte de lixo eletrônico. Para recolher o material após o evento, a organização local vai fazer parcerias com entidades públicas. A iniciativa é de uma das colaboradoras do Grupo de Usuários BrOffice.org do Espírito Santo, Vanessa Cândido.


Conforme Vanessa, a ideia surgiu a partir da constatação da necessidade de conscientizar gestores de TI sobre o descarte adequado de materiais de informática que já não tem mais utilidade. "Perguntei a alguns gestores o que faziam com os equipamentos que iam para o setor de descartes e todos responderam que não sabiam. Algumas empresas mantêm esses equipamentos entulhados ou vão para um destino errado, poluindo o solo", diz. Diante disso, a colaboradora conversou com a organização nacional do IV EnBrO, que apoiou a ação.


Vanessa, que também é pedagoga e instrutora de informática em tecnologias livres, lembra que o cuidado com o meio ambiente é fundamental para o desenvolvimento sustentável. "E já que o EnBrO é voltado para profissionais e estudantes da área de TIC's, consideramos legal promover esta ação", acrescenta.



*****




*MERCADO DE TI*


*Público corporativo é foco do primeiro dia do IV Encontro Nacional BrOffice.org*


/O momento mercado do IV EnBrO apresenta as tendências econômicas, vantagens do software e casos de sucesso de empresas que adotaram o BrOffice.org. /


Empresários, administradores e gestores de TI podem conhecer as potencialidades e vantagens econômicas do BrOffice.org, suíte de escritório sem custos de licença, durante o IV Encontro Nacional BrOffice.org, que acontece nos dias 15 e 16 de abril em 25 estados brasileiros por meio de videoconferência. A parte da manhã do primeiro dia do evento é dedicada ao público corporativo, com apresentações das tendências de mercado no Brasil e no mundo. As atividades são abertas ao público e as inscrições podem ser feitas pelo site http://encontro.broffice.org/enbro4/inscricao


“O evento deste ano está cheio de surpresas. A proposta do /momento mercado/ é trazer uma visão geral a gestores de TI sobre o BrOffice.org, apresentando a evolução do produto e projeto, que já tem dez anos de história”, explica o coordenador geral da comunidade BrOffice.org, Claudio Ferreira Filho. Entre os palestrantes da manhã do primeiro dia do IV EnBrO, está o Gerente Geral da Comunidade internacional OpenOffice.org, Louis Suares-Potts, que vai compartilhar com o público informações sobre implantação do software em empresas de várias partes do mundo. Ele também faz um panorama da expansão global do OpenOffice.org, que registra 300 milhões de downloads, e o surgimento de novas tecnologias relacionadas a este produto, como o ODF.


Outra atração importante para o público corporativo é a palestra do Diretor Financeiro da OSCIP BrOffice.org – Projeto Brasil, Olivier Hallot. Com vasta experiência no mercado de Tecnologia da Informação, Olivier aborda o mercado e tendências nacionais, apresentando casos de sucesso de migração em instituições governamentais, iniciativa privada e terceiro setor. Um dos exemplos é o do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso, que começou a implantar o BrOffice.org nos seus computadores em 2007. A instituição também desenvolveu um processo de adaptação de todos os sistemas integrados à ferramenta.


O IV EnBrO traz também palestras sobre estratégias de adoção do BrOffice.org em ambientes corporativos, setor público e privado, além de informações sobre atividades da Comunidade, como o desenvolvimento das ferramentas linguísticas Vero e CoGrO e a Revista BrOffice.org. Além disso, estão previstos laboratórios de desenvolvimento de código e extensões para o BrOffice.org. Veja a grade completa em: http://encontro.broffice.org/enbro4/programacao


*Serviço:*


*O quê:* IV Encontro Nacional BrOffice.org

*Quando: *15 e 16 de abril

*Momento Mercado: *15 de abril - manhã

*Onde:* Pontos de videoconferência nos Estados Brasileiros

*Locais de transmissão: *http://encontro.broffice.org/enbro4/localizacao

*Inscrições:* http://encontro.broffice.org/enbro4/inscricao

*Palestrantes:* http://encontro.broffice.org/enbro4/palestrantes

*Quanto: *1kg de alimento não perecível


******

*EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA *


*IV Encontro Nacional BrOffice.org terá espaço para participantes apresentarem mini palestras *


/Lightning Talk é uma das novidades da grade de programação desta edição do evento. Atividade promove a interação entre os pontos de transmissão do IV EnBrO e a participação do público. /


Os participantes do IV Encontro Nacional vão ter espaço para apresentar mini palestras sobre qualquer assunto relacionado ao BrOffice.org durante os dois dias do evento. O objetivo do Lightning Talk é incentivar a difusão de conhecimento e promover a interação entre as plateias de estados diferentes. Aberto ao público, o IV EnBrO acontece nos dias 15 e 16 de abril nos estados brasileiros, sendo integrado nacionalmente por videoconferência. As inscrições para o evento podem ser feitas no site: http://encontro.broffice.org/enbro4


Com formato ágil e descontraído, os Lightning Talks são palestras relâmpago com duração máxima de cinco minutos. A proposta é ofertar espaço para que os participantes possam compartilhar nacionalmente informações, dicas e ideias que vão surgindo durante o evento. “O Lightning Talk é uma das novidades desta edição do EnBrO, que colocamos na grade de programação como forma de aproximar as pessoas que estão em diferentes pontos de transmissão do Encontro. Ao se inscrever para uma mini palestra, o participante passa da condição de expectador e tem a oportunidade de contribuir, apresentando assuntos práticos e objetivos, interessantes à comunidade”, explica o Coordenador Geral do BrOffice.org, Claudio Ferreira Filho.


Durante a programação geral, a comissão organizadora vai anunciar abertura das inscrições para o Ligth Talks. O espaço destinado a essa atividade é das 17h30 às 18h15, ou seja, 10 apresentações, em cada um dos dias do Encontro. Para participar, os interessados devem enviar a sua apresentação para o e-mail de inscrição que será divulgado no decorrer do IV EnBrO. A apresentação pode ter, no máximo, dois slides: o primeiro contendo o título da mini palestra, o nome do palestrante e local (Estado / Cidade); no segundo, deve estar o conteúdo a ser apresentado.


O IV EnBrO traz também palestras sobre estratégias de adoção do BrOffice.org em ambientes corporativos, setor público e privado, além de informações sobre atividades da Comunidade, como o desenvolvimento das ferramentas linguísticas Vero e CoGrO e a Revista BrOffice.org. Além disso, estão previstos laboratórios de desenvolvimento de código e extensões para o BrOffice.org. Veja a grade completa em: http://encontro.broffice.org/enbro4/programacao


*Serviço: *


*O quê:* IV Encontro Nacional BrOffice.org

*Quando: *15 e 16 de abril

*Lightning Talk: *das 17h30 às 18h15 – nos dois dias

*Onde: *Pontos de videoconferência nos Estados Brasileiros

*Locais de transmissão:* http://encontro.broffice.org/enbro4/localizacao

*Inscrições:* http://encontro.broffice.org/enbro4/inscricao

*Inscrições para o Lightning Talk: *por e-mail, durante o evento

*Palestrantes:* http://encontro.broffice.org/enbro4/palestrantes

*Quanto:* 1kg de alimento não perecível




*****




*Encontro Nacional aborda desenvolvimento do BrOffice.org / OpenOffice.org *


/Momento dedicado aos desenvolvedores tem palestras a respeito do código de programação de extensões para OpenOffice.org / BrOffice.org. /

O desenvolvimento do OpenOffice.org / BrOffice.org é tema do IV Encontro Nacional BrOffice.org. O objetivo é dar aos participantes uma visão geral a respeito do desenvolvimento do código, extensões e recursos de programação para o aplicativo. O IV EnBrO acontece nos dias 15 e 16 de abril nos estados brasileiros, integrado nacionalmente por videoconferência. O momento dedicado a desenvolvimento será no segundo dia do evento, na parte da manhã. O Encontro é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas no site:http://encontro.broffice.org/enbro4/inscricao


Um dos palestrantes é o programador da Sun Mycrosystems, Juergen Schmidt, que é líder dos projetos de API e extensões do OpenOffice.org, e membro do Conselho da Comunidade OpenOffice.org. Já o programador Carlos Guimarães vai apresentar ferramentas em Java e .Net para desenvolvimento de sistemas com arquivos ODF. O coordenador geral do BrOffice.org, Claudio Ferreira Filho, faz palestra sobre os pontos de atenção para manutenção da qualidade do software. Também serão apresentadas na manhã do dia 16 palestras sobre o Verificador Ortográfico, o Vero, e o Corretor Gramatical, CoGrOo.


Além disso, a programação do IV Encontro traz uma novidade: o Hack Lab – laboratório de desenvolvimento de código sobre OpenOffice.org / BrOffice.org – a serem desenvolvidos nos estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Paraíba.


*Serviço:*


*O quê:* IV Encontro Nacional BrOffice.org

*Quando: *15 e 16 de abril

*Desenvolvimento: *16 de abril - Manhã

*Onde:* Pontos de videoconferência nos Estados Brasileiros

*Locais de transmissão: *http://encontro.broffice.org/enbro4/localizacao

*Inscrições:* http://encontro.broffice.org/enbro4/inscricao

*Palestrantes:* http://encontro.broffice.org/enbro4/palestrantes

Quanto: 1kg de alimento não perecível



*****




*Revista BrOffice.org lança edição 11*


/Versão impressa da publicação institucional produzida pela comunidade de usuários e colaboradores do BrOffice.org será distribuída durante o IV Encontro Nacional BrOffice.org./


A mais recente edição da Revista BrOffice.org tem como tema central o Encontro Nacional BrOffice.org, que acontece nos dias 15 e 16 de abril, unindo 26 estados brasileiros por videoconferência. Além de um panorama completo sobre o evento, o leitor tem informações exclusivas sobre a implantação do BrOffice.org em 90 mil máquinas da Petrobras. A edição impressa será distribuída durante o IV EnBrO, mas a versão online já está disponível no site http://broffice.org/revista


Através da reportagem central, o leitor conhece a dimensão do EnBrO, evento que dobra o número de participantes a cada ano, tornando-se um dos mais importantes momentos para discussões sobre tecnologia de código aberto do País. A Revista BrOffice.org adianta aos leitores os principais temas do Encontro, reunindo informações estratégicas e tendências de mercado sobre o uso do aplicativo em ambientes corporativos e para usuários domésticos.


A iniciativa da Petrobras e os preparativos necessários para a implantação do BrOffice.org na companhia, contemplando cerca de 100 mil usuários, são descritos em detalhes em reportagem inédita. As experiências da Petrobras com BrOffice.org são compartilhadas, tornando-se úteis a empresários e gestores de TI que planejam ou pensam em um processo de migração para software livre.


Outro atrativo aos leitores é a entrevista com o diretor do Senai MT, entidade que promove o Encontro Nacional em conjunto com a Oscip BrOffice.org. O professor Gilberto Gomes de Figueiredo ressalta a importância de as instituições de ensino técnico oferecerem aperfeiçoamento de mão de obra para atender a demandas de uma nova realidade de mercado, em que programas de código aberto estão chegando para ficar em empresas públicas e privadas.


Com o objetivo de facilitar tarefas do dia a dia dos usuários do aplicativo, a Revista BrOffice.org também tem seções de dicas e tutoriais, escritos por pessoas que conhecem profundamente a ferramenta. Nesta edição, dicas sobre numeração de listas e como usar o Impress para criação de apresentação de imagens. Um tutorial completo sobre as barras de ferramentas do BrOffice.org é outra informação útil para que os usuários tirem o máximo proveito das potencialidades da suíte de escritório.


A edição 11 também apresenta um pouco sobre o Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre, através da entrevista com um dos coordenadores nacionais do Flisol, Maxx Fonseca.





<<attachment: jeuleao.vcf>>

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil
SAIR DA LISTA ou trocar a senha:
http://listas.softwarelivre.org/mailman/options/psl-brasil

Responder a