On Mon, 2010-04-19 at 20:18 -0300, cristiano furtado wrote:
> Vou responder por isso. Você pode verificar compatibilidade de alguns
> notebooks no site: http://www.ekaaty.org e em relação aos notebooks
> que vem com linux, são compativel sim. O governo obriga que a
> distribuição faça com que tudo seja reconhecido facilitando tudo para
> o usuário. Pena que muitas dessas distribuições são realmente de
> utilizar.

Eu não entendi, o governo obriga o que? As distribuições não
necessariamente são feitas pra um computador específico, certo? E os
fabricantes podem vender o hardware inclusive sem sistema operacional,
não? Estão falando de algum programa do governo em específico?

Não acredito que seja tudo compatível com o Linux não. As distribuições
podem colocar drivers proprietários pra reconhecer o hardware.

Eu já vi uma vez um notebook que vinha com uma distribuição GNU/Linux
que não conseguia conectar em redes wireless utilizando WPA. Com um
Linux mais novo funcionava, felizmente, mas a distribuição que veio nele
era capada e a fabricante pelo visto não importou nada em lançar driver
livre compatível quando lançou o computador com GNU/Linux.

Um abraço,

Luciana Fujii