eu já tinha visto essa foto, mas pensava que o note poderia ser da palestra...
http://www.flickr.com/photos/philliecasablanca/3429450322/

A moça da foto  é "Canonical Design Team Leader",  tem uma imagem de
interface mas dá pra saber se é o dela,
http://www.flickr.com/photos/majic/2337361656/

Até pelos dados de entrada dela no lauchpad, ainda em 2009, dá pra ver
que eles tiveram pouco tempo  e usaram as ferramentas que mais
conheciam.
https://launchpad.net/~ivanka

Eu sei que isso é  repetir o pragmatismo que o autor do texto tanto
condena, mas eu penso que se  nem sempre é possível usar as
ferramentas que desejamos, mesmo se considerarmos que foi o purismo
que permitiu o desenvolvimento de muitas ferramentas livres. Mas é
exatamente porisso o motivo que me faz pensar, hoje, em perguntar a
min mesmo o que faz dada pessoa afirmar que sente dificuldade em usar
qualquer ferramenta livre, inclusive a min mesmo.

Eu prefiro tomar essa atitude do que a de patrulha e "carão"  assumida
pelo eduardo santos, só ressaltando que isso não diminui a questão de
cobrar a canonical pelo não uso de SL em qualquer etapa de produção.

No que diz respeito à pergunta eu penso que a canonical tem um
produto,  e euntu como um produo les cuidam do ubuntu como um poduto
mesmo.