Isso é específico da área de design. Hoje, eu acredito que seja possível
trabalhar com UX design e visual design com linux, gimp, inkscape e outros.
Porém, há uma série de problemas que encontramos que os engenheiros de
software não encontram no ambiente de desenvolvimento. Acredito, mesmo assim
que é possível fazer design com ferramentas livres, no entanto, a
produtividade cai na maioria das vezes. Então é uma escolha, que depende de
uma série de fatores econômicos também.

Att
Koji - Designer de experiência
www.digfordesign.com