Mito-Lógica <http://www.mitologica.com.br/>

Queridos,
Bom dia.

Como muitos sabem nesta lista eu mantenho uma agência de design e criação e usamos software livre para desenvolver nossos produtos. As nossas máquinas rodam hoje o Ubuntu 9.04. Mas nunca tivemos como abrir mão da máquina com windows e demais softwares proprietários pois é preciso ser compatível com o mercado. As gráficas e a quase totalidade dos clientes via de regra nunca ouviu falar de Gimp, Blender e companhia. Por outro lado temos tido cada vez mais dificuldade em achar profissionais a preços de mercado que trabalhem com o software livre.

Houve nos últimos dois anos (depois da crise de 2008) um grande aumento da concorrência no mercado brasileiro de criação e os preços praticados baixaram para menos da metade. Em alguns casos específicos (websites mais simples) fomos obrigados a reduzir o preço a 10% do valor original para fazer frente aos concorrentes. Claro que com isto a qualidade cai por terra e os bons profissionais ficam de fora (mesmo que sejam muito ágeis). Temos que oferecer um produto comercialmente viável para sobreviver.

Francamente não sei mais o que fazer para manter nossos clientes se a produção for feita com Gimp, Scribus, Inkscape e Blender. Sai muito mais barato comprar as licenças da Adobe e Corel e contratar profissionais recem formados que conhecem bem estas ferramentas que aprenderam a usar na faculdade. É a coisa mais anti-ética que poderia acontecer! O que fazer? Ingressar nesta jornada "kamikaze" (sem ética) junto com todo mundo ou morrer agora sozinho e de fome?

Penso que a única solução possível a médio prazo seria ampliar o uso e ensino de Blender, Gimp e Cia em todas as universidades. Ajudaria bastante algo como uma boa campanha de marketing nas empresas, mídia, redes, etc sobre como é importante ser sustentável usando software livre. Mas onde está o dinheiro pra fazermos isto?

Um abração!

Cordialmente,
Ricardo Filipo
Mito-Lógica design e soluções de comunicação
ricardo.fil...@mitologica.com.br
(11)3722-3110

As palavras dizem e informam, as imagens falam e marcam. Criamos o mito com lógica, o design com fundamento e a comunicação com pertinência.

Koji Pereira wrote:
Isso é específico da área de design. Hoje, eu acredito que seja possível trabalhar com UX design e visual design com linux, gimp, inkscape e outros. Porém, há uma série de problemas que encontramos que os engenheiros de software não encontram no ambiente de desenvolvimento. Acredito, mesmo assim que é possível fazer design com ferramentas livres, no entanto, a produtividade cai na maioria das vezes. Então é uma escolha, que depende de uma série de fatores econômicos também.

Att
Koji - Designer de experiência
www.digfordesign.com <http://www.digfordesign.com>
www.twitter.com/kojieumesmo <http://www.twitter.com/kojieumesmo>