Isso é realmente terrivel ricardo. A minha única solução no momento com o
pessoal que esta junto comigo é salvar como pdf e mandar para a gráfica. Vou
fazer uma pesquisa de empresas que utilizam aqui em salvador-bahia inkscape,
gimp para impressão. E pior disso que você citou é o cliente mandar a arte
pronta e nós termos que comprar uma licença do corel para utilizar para
mudanças. Isso é RIDICULO. Nós como empresas de Soluções Livres temos que
ficar se estivando  horrivel isso.