Terrível não, é uma tragédia! Morte certa!

Aqui o formato padrão pra todos os arquivos é o PDF mesmo pois todos podem ler. Entre os clientes e gráficas usamos também o "psd" que é lido e traduzido na máquina com Photoshop e enviamos o "psd" gerado pelo Gimp.

Mas veja que o que digo no e-mail original é que teremos que mudar urgentemente a nossa infra estrutura para o software proprietário para não morrer. Na verdade o único software livre que iremos continuar a usar será o Blender.

É uma pena, senhores ...

Abração!
Filipo

cristiano furtado wrote:
Isso é realmente terrivel ricardo. A minha única solução no momento com o pessoal que esta junto comigo é salvar como pdf e mandar para a gráfica. Vou fazer uma pesquisa de empresas que utilizam aqui em salvador-bahia inkscape, gimp para impressão. E pior disso que você citou é o cliente mandar a arte pronta e nós termos que comprar uma licença do corel para utilizar para mudanças. Isso é RIDICULO. Nós como empresas de Soluções Livres temos que ficar se estivando horrivel isso.