Bom dia, colegas de ambas as listas.

Estava conversando com uma amiga evangélica sábado. Faz tempo que não tenho
contato com igrejas, portanto o papo foi bom para eu me atualizar. :{)
Ela disse que os evangélicos dificilmente pirateiam CDs de áudio, e que isso já
foi percebido pelas gravadoras, que passaram a dar-lhes especial atenção. Já vi
a frase que está no campo "assunto" numa capa de CD evangélico.
Há uns 10 anos, eu divulgava o software livre ressaltando muito o aspecto
moralista de que pirataria é errado. "Dar a César o que é de César".
Acontece que esse discurso não colou muito no ambiente universitário, aí eu
passei a ressaltar as vantagens técnicas e estratégicas dos softwares e padrões
abertos.
Voltando à conversa com minha amiga, questionei-a se os evangélicos pirateiam
softwares, ou se estão migrando para software livre. Ela respondeu que não sabe
muito, e que muita gente pode estar usando software pirata por pura falta de
conhecimento a respeito.
Eu mesmo demorei para saber que instalar um CD em duas máquinas é errado, pois
havia visto aquilo por anos a fio com naturalidade antes deir par ao ensino
superior.

Fiquei me indagando se valeria a pena divulgar o software livre em comunidades
religiosas em geral, onde o aspecto moral possa pesar na hora de escolher ou
não produtos piratas.

O que vocês acham?