'Radical'='Raíz'='#'

Seguir uma ideia é mito difícil sem que você abra mão de muitas coisas por comodidade e "normalidade" de nossas atividades num computador. Hoje coloquei um Trisquel para um amigo que estava com um Linux Mint 16 com getdeb.list instalado para ele no início do ano.

Os vídeos e o sistema operacional dele rodou muito melhor em eficiência que o Linux Mint. Os filmes travavam com o Mint 16 já obsoleto. Antes de substituí-lo pelo LMDE eu coloquei para ele o Trisquel como teste porque ele é o tipo de pessoa que se interessaria e queria usá-lo.

Então surgiu a necessidade de instalar o adobe flash plugin porque as radios que ele escuta na internet precisam de tê-lo instalado. Daí fiz a operação para adicioná-lo aos repositórios do Trisquel as linhas do Ubuntu. Deu erro na instalação, então amanhã tentarei instalar pelas linhas do Debian no sources.list

Até que existe uma tentativa de obter suporte para sistemas GNU: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Alertas-Atualizacoes-e-Novidades/Trisquel-instalando-adobe-flash-player-chromium-e-firefox

Seria contraditório que o Projeto GNU suportasse isso. Foi criado para que não precisasse de sofwares não-livres. Estou bancando o palhaço aqui mostrando que fui complacente a software não-livre, afinal, não era para mim, e meu colega que é um fiel ao GNU/Linux precisa para escutar as rádios dele na internet. O que é preciso para que ele não precise de software nao-livre, primeiro?

Sem ter como funcionar uma radio porque só tem gnash e o sistema foi forjado a funcionar apenas com gnash, as únicas formas de garantir o Trisquel para ele seria instalando software não-livre, mesmo que já havia lhe preparado o Minitube e o SMtube se precisasse de assistir Youtube. A internet ainda precisaria melhorar o suporte ao Gnash, afinal isto foi contruído com "padrões livres e abertos".

Thiago Zoroastro
 http://blogoosfero.cc/profile/thiagozoroastro