A questão que o Anahuac coloca e que eu concordo (pelo menos nesse ponto) é que o movimento não é pra ter mais usuários de Linux. Hoje a maioria dos usuários de smartphone usa Linux, o Android Linux, e eles não tem controle sobre seu próprio telefone.

O movimento software livre é (ou deveria ser) pela liberdade de software, pra garantir os direitos dos usuários de modificar, estudar e redistribuir o software. Adiantou algo termos um monte de usuários de android se eles não tem esses direitos? E se eles nem sabem o que é o movimento de software livre? Vai adiantar alguma coisa termos mais usuários de Ubuntu se eles não entendem a importância da liberdade de software? Se o movimento não vai ganhar força porque tem mais esses usuários?