> também
>
> O que é importante refletirmos aqui é retomar os rumos deste espaço. A
> moderação tem que voltar a funcionar, agindo em caso de abusos onde há
> ataques pessoais que causam ruído excessivo.

Não, eu não acho. Para o ponto de vista do censor da informação, sempre vai
parecer que ele "agiu em casos de abusos onde há ataques pessoais que
causam ruído excessivo". Ele simplesmente não vai enxergar de outro jeito,
assim como a pessoa censurada também não vai enxergar desse jeito, vai se
enxergar como alguém injustiçada e censurada.

Como são dois pontos de vista irreconciliáveis, que evitemos a perda da
informação. Digo isso especialmente porque li os "flames" do Anahuac,
Fabianne, Thiago, etc., e acho que nada disso merecia qualquer tipo de
impedimento. Mesmo os posts mais emocionados dessas threads foram
importantes, no meu modo de enxergar. Não acho que tem que barrar nada.
Considero esse exatamente o tipo de ruído que *tem* que acontecer em
discussões saudáveis e que se for bloqueado, leva junto a discussão.

> O objetivo é melhorar a qualidade da lista: menos embates pessoais e
> mais debates de ideias.

Absolutamente todo lugar onde moderação agressiva e opressiva é
implementada usa desta justificativa. Simplesmente porque os moderadores
que fazem a censura veem desse jeito e são cegos aos pontos de vista
alheios.

[]s,
--
Cláudio "Patola" Sampaio