On Oct 31, 2014, Thiago Zoroastro <thiago.zoroas...@bol.com.br> wrote:

> vale a pena chamar distros não-100% livres de "GNU/Linux" ?

Valendo a pena ou não, é o que elas são, né?

Como disse na palestra dos 30 anos do GNU, se você trocar os motores de
um Fusca e uma Ferrari, não vão deixar de ser Fusca e Ferrari, mas vai
ser um Fusca com motor de Ferrari e uma Ferrari com motor de Fusca.

Não é só porque tá com um componente não Livre, ainda que seja um
componente chave (ou, no caso, motor ;-) como o núcleo, que muda o nome
do carro, ou do sistema operacional.

> (1) Todos sabemos que sempre houveram softwares livres, mas que foi Richard
> Stallman quem denominou isto. Ou o têrmo "Free Software" já existia desde o
> BSD?

Que eu saiba, foi RMS quem cunhou o termo e foi polindo sua definição ao
longo dos primeiros anos do movimento.

> (4) EM que contexto você enfia uma distro 100% Livre mesmo que seja tão fácil
> quanto Trisquel ? Se o usuário se interessar pela ideologia. Se não houver
> interesse em que o software seja realmente livre, não fará diferença entre
> "Linux" sujo de lata e o Windows. O cara não se interessa pela liberdade, quer
> que funcione.

É por isso que eu digo que o caminho é começar por instalar a liberdade
na cabeça do cidadão, aí quando ele pedir ajuda pra instalar ele já vai
pedir uma distro 100% Livre.

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer