> Eu posso citar alguns casos que são de relativo sucesso, nada estupendo.
> O OsmAnd [1] é software livre de mapas que utiliza o OpenStreetMaps.
> Essa versão em [1] permite download de até 10 mapas, depois se o usuário
> quiser ele pode pagar uma versão que não tem restrição de downloads [2].
> Segundo o Google Play, a versão com restrição tem entre 1.000.000 -
> 5.000.000 de instalações; a paga tem entre 100.000 - 500.000 instalações.

A versão completa do OsmAnd também está disponível gratuitamente no
FDroid. Acho que a única forma de "se proteger" de um concorrente que
distribua de graça é o app ter uma boa publicidade e fazer seu nome
ser mais conhecido que o das cópias.

Essa questão da sustentabilidade dos softwares livres é algo que
merece bastante reflexão. Se analisarmos os softwares livres mais
conhecidos para uso em desktop e servidor, são poucos os que conseguem
manter um ritmo bom de evolução sem que tenha um mercado (empresas ou
profissionais autônomos) que o utilize.

--
Wille
http://wille.blog.br