On 29-01-2015 18:06, Sandro Andrade wrote:

> É verdade. Tem se tornado, pouco a pouco, uma prática recorrente a
> disponibilização
> dos dados dos experimentos controlados na área de engenharia de software.
> Mas para surveys, realmente ainda não vemos muito.

Uma prática que vem ganhando adeptos é publicar os dados em algum
journal específico para datasets, o que é bom por dois motivos: o
pesquisador contabiliza uma publicação pro currículo e os dados são
tornados públicos, com o detalhamento técnico sobre eles presente no
artigo. Problema que normalmente esses journals são específicos de
determinada área de conhecimento, e não sei se já há algum mais para
engenharia de software ou outro tema afim.

Outra possibilidade é publicar os dados em serviços de
arquivamento/catalogação tipo o Zenodo [1] que inclusive gera DOI pros
arquivos submetidos.

Acho que fica como proposta sempre apresentarmos essas possibilidades
pros pesquisadores que chegam até as comunidades com um questionário.

[1] https://zenodo.org/

--
Filipe Saraiva
http://filipesaraiva.info/