> fiquei com inveja de quem mora nos EUA, Europa ou
> Austrália. Tem até lojas que enviam pra cá, mas o
> problema é que o custo dos impostos torna a compra
> acessível só pra quem tem grana sobrando, ou seja,
> a grande maioria dos mortais. E ter de entrar
> numa batalha judicial pra receber de volta o custo
> do windows de um computador que veio com ele
> não é uma idéia nem um pouco atrativa, pois
> demanda tempo, ou seja, grana também. Mas
> que outra maneira se tem de mostrar pro nosso
> mercado que o gnu/linux nos interessa?

> [...]

não acho que ser utópico que seja o problema,
Utopias são como os horizontes, nunca chegamos
até eles, mas sempre estão à nossa frente para
nos servir de guia. Então pra mim o problema no momento
é conseguir entender como funciona o mecanismo de
subsídios no Brasil pra depois pensar em propor algo.

quero entender por que o mercado de computadores
com gnu/linux retrocedeu tanto? o que aconteceu? Lembro
que já foi bem mais fácil de se comprar computadores
com sistemas livres por aqui. Como não sou de trocar
de máquina com frequência, não sei muito bem quando
esse backlash começou, mas com certeza há uns cinco
anos atrás a situação parecia melhor, tinha notebooks
top de linha da dell sendo vendidos com ubuntu aqui no
Brasil, que por mais que seja uma distro com muita coisa
não livre, pelo menos nesta compra não se alimentava
os cofres da microsoft e se mostrava um interesse por
ser ter um computador rodando gnu/linux. Eles custavam
mais barato que a versão com windows, hoje custam
mais caro, e isso quando tem, porque já não se acha
quase mais nada por aí. A dell ainda vende notes top
com ubuntu, mas só na gringa. Tá esquisito isso.

.