também acho perfeitamente válido, e uma das
únicas formas de você ter controle sobre a
credibilidade daquilo que você ou a tua
comunidade produz. A proteção da marca
é muito útil e necessária à comunidade de
software livre, pois de outra maneira a
credibilidade de muitos softwares seria
facilmente minada com adições irresponsáveis
de patches que não foram testados, ou até
de códigos intencionalmente nocivos ao usuário,
com a intenção de fazer maldade mesmo,
o que sabemos que tem muita empresa
que faz pra acabar com a concorrência
e sem ter vergonha nenhuma disso.

imagina alguém pegar o Debian e colocar nele
o tal do spyware da amazon e chamar a distro
de Debian também. Ia ter um monte de gente
muito revoltada com essa safadeza, mas ainda bem
que os mentores do Debian tem o poder de impedir
o uso indevido da marca da comunidade por quem
não compactue com seus ideais. pois possuem o
seu registro [1]. Se alguém fizer isso pode ser processado
por uso indevido da marca Debian. Então reclamar disso
é querer que a responsabilidade por atos indevidos possa
ser colocada em pessoas que não tem nada a ver
coma parada, e que mal entendidos aconteçam com
muita freqüencia. Anarquia não é bagunça. O conceito
de fork está aí pra quem quiser modificar códigos a seu
bel prazer sem prestar contas a ninguém. Mas
quem tem de arcar com as consequências
dessa modificação é quem fez a modificação,
e não quem forneceu o código fonte original.

[1] https://www.debian.org/trademark

att.,

fabs

.