http://hemingway.softwarelivre.org/fisl16/high/40t/sala_40t-high-201507081907.ogv

> Vi que o site da FSF também está pedindo doações e aí fiquei pensando:
qual a diferença entre a FSF e a Software Freedom Conservancy?
> Você (ou quem souber) pode dizer na prática como elas se diferenciam?

Oi Paulo,

A FSF já conhecemos: ela patrocina e mantém os copyrights do projeto GNU,
executa as campanhas de conscientização conta o uso de tecnologias
prioritárias, publica a GPL e outras licenças, etc.

Já a sfconservancy atua como uma espécie de fundação genérica para diversos
projetos de software livre. Imagine que o seu projeto de software livre
cresceu, a comunidade se consolidou e agora você precisa de
representatividade legal e financeira, infraestrutura de serviços,
manutenção de trademarks, etc. Ou você tem todo o trabalho de abrir a sua
própria fundação (acredite você não quer :)) ou você se torna um afiliado
da sfconservancy e eles te dão tudo que um projeto maduro de software livre
precisa para rodar (exceto suas linhas de código, é claro :)) e uma parte
da sua arrecadação fica com eles (acho que 10%).

Veja a lista de serviços:
https://sfconservancy.org/members/services/

A sfconservancy é a "casa" de projetos importantes tais como o Boost, Git,
Inkscape, Mercurial, PyPy, QEMU, samba, dentre outros.

Pra onde fazer sua doação significa apenas qual aspecto do multifacetado
mundo do software livre você deseja estimular :) Se a comunidade que eu
participo não tivesse sua própria infraestrutura eu fortemente consideraria
uma afiliação à sfconservancy.

Abraço,
Sandro