On Feb 14, 2016, Francisco José Alves <laranjatom...@riseup.net> wrote:

> O simulador de direção, agora obrigatório nas autoescolas, não passa
> dum videogame gigante, com um joguinho onde o objetivo não é correr
> loucamente, mas sim dirigir com calma.
> Esse jogo é software livre?

A pergunta é boa e acho que já foi respondida na negativa, mas sinto
falta de uma parte importante da pergunta: livre pra quem?

Esclarecendo: quem é o usuário do software, que faria jus às 4
liberdades essenciais?  É o cliente da auto-escola, o dono da
auto-escola, ou o órgão público encarregado de avaliar os futuros
motoristas (ou pilotos, no caso de aviação) através do software?

A resposta não me parece simples nem óbvia: considere as urnas
eletrônicas.  Quem é o usuário, aquele que aperta o botãozinho pra
votar, o mesário que opera a máquina, ou o tribunal eleitoral que
supostamente representa democrática e coletivamente o povo cujos
representantes estão sendo escolhidos?

Ou, tomando a sua ideia de que o simulador é semelhante a um jogo, quem
é o usuário das máquinas de fliperama ou dos caça-níqueis de um cassino?
O cliente pagante, que usa o software para se divertir, ou o dono do
estabelecimento, que o usa para fazer "distribuição da renda" dos
clientes pagantes?  Será que dá pra dizer "ambos"?

Honestamente, não sei, então agradeço por me (nos?) fazer refletir

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer