> Agora com a chegada de recursos livres no sistema do seu Bill, muitos irão
> abandonar de vez o Linux.
Calma Sergio. Cuidado para não cair em perspectivas enganosas.
É importante que o computador seja totalmente com software livre, mas isto é
muito difícil de acontecer.
A princípio, eu não deixo Trisquel com meus clientes, por exemplo, que escolhem
o que irão usar com base na interface gráfica que mais agrada a cada pessoa.
Gosta de Ubuntu? Eu não gosto de Unity, mas acontece. Dar a oportunidade do
usuário escolher entre Trisquel, Mints e Zorin OS? Seria espetacular.
Fico mais feliz quando o usuário escolhe Trisquel do que Ubuntu sim, mas também
não deixo de ficar feliz quando alguém me procura pelo Ubuntu.
As pessoas se preocuparem em fazer liberdade de software? É importante sim,
para que os programas sejam magníficos no futuro e presente da internet.
Pagos e restritos? Principalmente por serem restritos, isto é ruim. Mas outra
fatalidade que os usuários não-GNUsistas caem é não testar as alternativas de
Flash Player (HTML5 Everywhere supera Adobe Flash), dentre outros.
Corre-se o risco de não haver usuários de GNU/Linux e qualquer outro porque os
fornecedores não dão liberdade de escolha aos clientes que são passivos às
tendências tecnológicas.
Porque eles usam programas livres no Windows. Sem conhecer o que é GNU. Com uma
visão limitada do sistema operacional livre porque acharam que era só o Unity
do Ubuntu ou o Gnome (desajeitado para iniciantes) ou até para outras coisas
também.
Faça um Mate Desktop com FreeBSD e seja feliz, mas recomendo que não cometa
também a injustiça de não reconhecer algo que existe e é importante na vida das
pessoas.