Boa tarde Cristiano.
Eu uso o gnucash para gerências todas as minhas contas. O maior bug dele,
na minha opinião, é o sistema de plugins que demora para carregar. Existe a
variação que é o cutecash que usa a biblioteca Qt. Não há uma padronização
de programas para gerenciar finanças e vendas, mas o gnucash entende o
formato de arquivo que o Banco do Brasil exporta, dessa forma acho que deve
ser fácil adaptar para qualquer negócio. Acho que da para gerenciar
finanças pessoais junto com diversos negócios no mesmo programa, mas nunca
usei para isso.

Eu tenho o meu mestrado para terminar e estou com a corda no pescoço, mas
seria legal existir um plugin desse programa para fazer notas fiscais
eletrônicas e talvez até parte da declaração do imposto de renda
automaticamente.

Um abraço,
Ricardo.

   1. Emissão de notas fiscais vendas em SL (cristiano furtado)