Eu não consegui rodar este exemplo:

> require(rgdal)
Carregando pacotes exigidos: rgdal
Carregando pacotes exigidos: sp
rgdal: version: 1.3-4, (SVN revision 766)
 Geospatial Data Abstraction Library extensions to R successfully loaded
 Loaded GDAL runtime: GDAL 2.2.3, released 2017/11/20
 Path to GDAL shared files: C:/Users/Mauro/Documents/R/win-library/3.4/rgdal/gdal
 GDAL binary built with GEOS: TRUE
 Loaded PROJ.4 runtime: Rel. 4.9.3, 15 August 2016, [PJ_VERSION: 493]
 Path to PROJ.4 shared files: C:/Users/Mauro/Documents/R/win-library/3.4/rgdal/proj
 Linking to sp version: 1.3-1
Warning message:
package ‘rgdal’ was built under R version 3.4.4
> require(sp)
> p <-
+ SpatialPolygons(list(Polygons(list(Polygon(cbind(c(2,4,4,1,2),c(2,3,5,4,2)))),
+ "2"), Polygons(list(Polygon(cbind(c(5,4,2,5),c(2,3,2,2)))), "3")))
> # o codigo abaixo vai dar o mesmo erro que voce teve:
> writeOGR(p,dsn = ".", layer = "abc", driver = 'ESRI Shapefile',
+ overwrite_layer = TRUE)
Error in writeOGR(p, dsn = ".", layer = "abc", driver = "ESRI Shapefile",  :
  obj must be a SpatialPointsDataFrame, SpatialLinesDataFrame or
    SpatialPolygonsDataFrame
> # transforma o SpatialPolygons em um SpatialPolygonsDataFrame
> p.df <- data.frame(value=1:length(p)) # cria um atributo fake
> rownames(p.df)<-getSpPPolygonsIDSlots(p)
Warning message:
use *apply and slot directly
> p <- SpatialPolygonsDataFrame(p, p.df)
> # agora funciona (mesmo codigo pra salvar acima)
> writeOGR(p,dsn = ".", layer = "abc", driver = 'ESRI Shapefile',
+ overwrite_layer = TRUE)
> q()

todo shapefile precisa de uma tabela de atributos, mesmo que voce nao
tenha uma. Por isto o writeOGR precisa de um Spatial*DataFrame. Para
conseguir salvar, basta criar um SpatialPolygonsDataFrame a partir do
seu SpatialPolygons. Por exemplo:

require(rgdal)
[...]

Agora, caso o seu dado seja muito grande e o rgdal nao funcione, melhor
migrar para o sf que é muito mais rapido e eficiente em termos de memória.

Um abraço,

Pedro

Em 16/01/2019 16:22, Yury Duarte por (R-br) escreveu:
> [...]
>   for (x in 2:length(q)){
>     fim = bind(fim, q[[x]])
>   }
> plot(fim)
>
> path_to_save = paste0(raiz, clientes[cliente])
> writeOGR(fim,
>          dsn = path_to_save,
>          layer = paste0('contorno_', clientes[cliente]),
>          driver = 'ESRI Shapefile',
>          overwrite_layer = TRUE)
>
> }
>
> Error in writeOGR(fim, dsn = path_to_save, layer =
> paste0("contorno_", : obj must be a SpatialPointsDataFrame,
> SpatialLinesDataFrame or SpatialPolygonsDataFrame

Pedro R. Andrade, Dr.
Earth System Science Center (CCST)
National Institute for Space Research (INPE)
Sao Jose dos Campos, Brazil